11 janeiro, 2011

TRANSTEXTUALIDADES


Objectivos e tópicos principais
Esta disciplina privilegia a leitura da criação artística e da obra (com destaque para a de natureza pictórica) como inseridas numa noção geral de texto.
São objecto de reflexão principal a ideia de obra total e a multiplicidade que caracteriza o discurso artístico entre a essencialidade de uma possível fala específica e a contaminação. Aborda-se alguma da problemática das relações da imagem, da obra plástica ou da pintura com outras linguagens ou universos expressivos – literatura, poesia, música, dança, cinema, fotografia, arquitectura, etc., tentando, em cada ano, dada a vastidão de exemplos possíveis, focar mais de perto um conjunto de situações ou uma óptica de reflexão. Dar-se-á destaque às relações da arte com a arquitectura e o cinema.Os seguintes tópicos gerais poderão abranger, pois, algumas abordagens mais específicas, a discriminar caso a caso:1.
Texto implícito propriamente dito (o texto literário pré-existente);
2. A ekphrasis;
3. Nomeação/ designação e título;
4. Travessias textuais ou entre expressões – absorções; contaminações; hibridismos;
5. Travessias textuais – texto intersticial (citação, apropriação, pós-produção);
6. O texto “interno”;
7 A avaliação está a cargo da regente da disciplina.Incidência: sobre um trabalho de cariz ensaístico mediante três alternativas possíveis:- Relatório sobre um mínimo de cinco sessões assistidas;- Um caso exemplo de travessia ou contaminação entre expressões artísticas;- Uma aplicação teórica: a própria produção sob visão transtextual.Extensão: limite aproximado de 3000 palavras, acrescidas de bibliografia e possíveis anexos.

Bibliografia
A.A.V.V. - Où est passée la Peinture? Paris: Art Press / Ed Spécial Hors Série, 1995.A.A.V.V. - Tableaux Vivants – Fantaisies Photographiques, Ed. Musée d’Orsay, Paris, 1999.A.A.V.V. - Vitamin P: New Perspectives in Painting. London, New York: Phaidon Press, 2003.ARMSTRONG, Philip; LISBON, Laura; MELVILLE, Stephen - As Painting: Division and Displacement. Cambridge/London: The MIT Press, 2001.BABO, Maria Augusta – A Escrita do Livro. Lisboa: Veja, 1993.BABO, Maria Augusta – Figurações ou Diálogos da Pintura para a Escrita. Almada: Casa da Cerca, 1997.BARTHES, Roland – O Grau Zero da Escrita e Elementos de Semiologia. Lisboa: Edições 70, 1981BOURRIAUD, Nicolas – Formes de vie. L’art moderne et l’invention de soi. 2ª ed. Paris: Éditions Denoël, 2003. ISBN 2-207-25501-8 B 25501-1.BOURRIAUD, Nicolas - Postproduction. Paris: Les Presses du réel, 2003. ISBN 2-84066-101-2.BOURRIAUD, Nicolas - Relational Aesthetics. 2ª ed. Paris: Les Presses du réel, 2002. ISBN 2-84066-060-1.BRUGHER, Kerry – Art and Film Since 1945: Hall of Mirrors. Los Angeles/New York: The Monacelli Press/The Museum of Contamporary Art, 1996. ISBN 1-885-254-21-0.BRYSON, Norman - Looking at the Overlooked: Four Essays on Still-life Painting. Cambridge/Massachusetts: MIT Press.BRYSON, Norman - Vision and Painting: The Logic of the Gaze. London: Mc Millan, 1983.BUCHLOH, Benjamin H. D. - Allegorical Procedures: Appropriation and Montage in Contemporary Art. in Artforum, September 1982.BUCHLOH, Benjamin H. D. -- Ready-made, Photography and Painting [1977], in Neo-Avantgarde and the Culture of Industry: Essays on European and American Art from 1955 to 1975. Cambridge and London: Mit Press, 2000.CHARBONNIER, Jean-Michel - Tableaux vivants – Des corps en Suspens, revista Beaux Arts nº 179, de Abril de 1999, páginas 94-103.CRIMP, Douglas - On the Museums’ Ruins. Cambridge, London: MIT Press, 2000.CRIMP, Douglas - The End of Painting. In October, nº 16, 1981.CROW, Thomas - Modern Art in the Common Culture. New Haven and London: Yale University Press, 1997.DAMISCH, Hubert- Fenêtre Jaune Cadmium ou les Dessous de la Peinture. Paris : Le Seuil, 1984.DIDI-HUBERMAN, Georges - Devant l’image. Paris : Minuit, 1990.DUVE, Thierry de - Au nom de l’art. Paris : Minuit, 1989.DUVE, Thierry de - Kant after Duchamp. Cambridge, Massachusetts: Mit Press, 1996.DUVE, Thierry de - Nominalisme pictural. Paris: Les Éditions de Minuit, 1984.FABRIS, Annateresa - Fotografia - Usos e funções no Século XIX. S. Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1991.FOUCAULT, Michel - As palavras e as coisas. Lisboa: Edições 70, 1988.FOUCAULT, Michel- This is not a Pipe. London/New York: University of California Press, 1983.FRANCBIN, Catherine - La peinture sur d’autres tableaux, em Oú est passée la peinture? , Artpress hors série, nº 16, 1995.GALLEGO, Julian - El Quadro Dentro Del Quadro. Madrid: Cátedra,1991GARRONI, Emilio - Projecto de Semiótica: mensagens artisticas y lenguages no verbales. Barcelona: Gustavo Gilli, 1973GENETTE, Gerard - Discurso da Narrativa. Lisboa: Veja, s/dGILL, Perry; WOOD, Paul - Themes in Contemporary Art. New Haven; London: Yale University Press; The Open University, 2004.GOMBRICH, Ernest - Imagenes Simbólicas. Madrid: Alianza Editorial, 1990.GREENAWAY, Peter - Peter Greenaway, L’illusion et son absence, entrevista por John O’Toole em Oú est passée la peinture, Art Press Hors série nº 16, 1995.GREENBERG, Clement - Modernist Painting, in The Collected Essays and Criticism, vol.4: Modernism with a Vangeance, 1957-1969, ed. John O’Brien. Chicago: University of Chicago Press, 1993.GRUPO  - Traité du Signe Visuel. Paris: Seuil, 1992.HARRIS, Jonathan (Editor) - Critical Perspectives on Contemporary Painting: Hybridity, Hegemony, Historicism. Liverpool: Liverpool University Press / Tate Liverpool, 2003.KABAKOV, Ilya - The text as the basis of visual expression. Köln: Oktagon, 2000. ISBN 3-927789-93-3.KOKUR, Zoya and LEUNG, Simon, Theory in Contemporary Art. London: Blackwell Publishing, 2005KRAUSS, Rosalind - Le Photographique – Pour une théorie des écarts. Paris : Macula, 1990.LIPMAN, Jean, and MARSHALL, Richard - Art about art. New York: Dutton Paperback/Whitney Museum of American Art, 1978.MARIN, Louis - Opacité de la Peinture. Paris: Usher, 1986.MC EVILLEY, Thomas - The Exile’s Return: Toward a Redefinition of Painting for the Post-Modern Era. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.PANOFSKY, Erwin - Estudos de Iconologia. Lisboa: Estampa, 1986.PANOFSKY, Erwin - La Camera di San Paolo du Corrège à Parme. Paris: Hazan, 1996.PERRY, Gill, e WOOD, Paul, (Edit) - Themes in Contemporary Art. New Haven and London: Yale University Press, 2004.RICHTER, Gerhard, The Daily Practice of Painting - Writings and Interviews 1962-1993. London: Thames & Hudson / Anthony d’Offay Gallery, 1995.RIPA, Cesare - Iconologia I e II (2 vol.). Madrid: Akal, 1987.SADOUL, Georges - História do Cinema Mundial I e II. Lisboa: Livros Horizonte, 1983.SAXL, Fritz - La vida delas imagens: studios iconograficos sobre el arte occidental. Madrid: Alianza Editorial, 1989.SCHEFER, Jean Louis, Scenographie d’un Tableau. Paris: Le Seuil, 1969.STILES, Kristine; STELZ, Peter (Edit.) - Theories and Documents of Contemporary Art – A Sourcebook of Artists’ Writings. Berkeley, Los Angeles: University of California Press, 1996.STOICHITA, Victor I., L’Instauration du Tableau. Paris: Meridiens/Klincksieck, 1992.WELCHMAN, John C. - Invisible Colors – A Visual History of Titles. New Haven and London: Yale University Press, 1997.